top of page

Histórico:

 

O I EISA- I Encontro de Iniciativas Socioambientais foi realizado no dia 6 de dezembro de 2013 e surgiu da necessidade de integrar o debate acadêmico com as intervenções realizadas por diversas iniciativas mundo afora.

Ao considerar a complexidade socioambiental do mundo em sua atualidade e a necessidade em aumentar a permeabilidade do conhecimento construído na universidade pública na compreensão e proposição de soluções para os atuais problemas enfrentados, o evento teve três objetivos:

  • apresentar iniciativas de educação socioambiental com diferentes alcances e contextos,

  • debater o papel da extensão universitária enquanto mediadora e proponente de iniciativas socioambientais com caráter interdisciplinar,

  • vivenciar o aprendizado coletivo e a inspiração de projetos socioambientais através de oficinas e experiências práticas.

 

Os projetos apresentados pelo Instituto Ambiente em Movimento, o Projeto G.E.R.O e o Projeto Qquintal, puderam ilustrar o resultado das intervenções socioambientais e o seu caráter transformador, crítico e emancipatório, tendo em comum em todo os projetos a larga difusão de tecnologias socioambientais e a sensibilização comunitária quanto ao seu papel de sujeito transformador da sua realidade.

 

O diálogo sugeriu que essas iniciativas devem ser permeáveis ao contexto das diversas realidades para além do ambiente universitário, promovendo a real integração entre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

Os debates foram de grande inspiração para a realização das atividades práticas de horticultura e compostagem no espaço do Projeto Criando Terra no IEE, além dos cursos práticos de marcenaria e agricultura biodinâmica. Foi um momento de um intenso intercâmbio de saberes práticos, permitindo aflorar o caráter da educação não formal, além da transformação de um espaço público num espaço educador.

 

Os resultados do evento atingiram as expectativas, de organizadores e participantes, pois proporcionou uma intensa relação entre conceitos e práticas, mostrando que o caminho para implementação da verdadeira interdisciplinaridade e sustentabilidade se faz a partir de problemas reais e realidades locais, com a absorção dos múltiplos saberes e o envolvimento da universidade, sociedade civil, instituições locais e governamentais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II Encontro de Iniciativas Socioambientais: do evento ao movimento de Agricultura Urbana

 

O “II Encontro de Iniciativas Socioambientais: do evento ao movimento” é um evento de extensão que pretende reunir a comunidade acadêmica da USP e outras universidades, o terceiro setor (ONG’s), os movimentos sociais e os coletivos independentes que trabalham com a temática da Agricultura Urbana, abordando questões socioambientais relacionadas ao reconhecimento e uso dos recursos existentes no território como mão-de-obra, terra, tecnologias, redes sociais, dentre outros; manejo dos recursos naturais; produção de alimentos; gestão de resíduos; uso de energias e combustíveis alternativos, mobilização comunitária, processos participativos, educação ambiental, etc.

 

As iniciativas socioambientais relacionadas com este encontro são compostas por atividades de apropriação e produção de espaços e territórios, que estão articulados com agentes públicos e/ou privados, setores da sociedade civil (movimentos sociais, coletivos, grupos), universidades, dentre outros.

 

O objetivo do II EISA é gerar redes empenhadas em cooperar e articular essas iniciativas de Agricultura Urbana na cidade de São Paulo por meio do levantamento de demandas, desafios e oportunidades que esses grupos enfretam na criação, desenvolvimento e continuidade de suas ações, e a elaboração de projetos de caráter interdisciplinar, a partir de oficinas de projetos, problematizando situações reais e estruturando-as em propostas de experimentação na busca de soluções.

 

A primeira etapa será enviar um breve questionário as iniciativas socioambientais cujas respostas vão auxiliar na identificação de perfis semelhantes. O contato estabelecido servirá também para o aprofundamento de outras questões mais complexas, a partir do uso de metodologias participativas em encontros presenciais. Nisso consiste a segunda etapa, que acontecerá em encontros semanais ao longo do mês de outubro. Esses encontros reunirão os coletivos para formar grupos de discussões com o objetivo de se debruçar sobre um roteiro de perguntas elaborado previamente. Com a realização destes encontros pretendemos levantar as principais demandas a serem incorporadas na programação do II EISA.

 

Achamos este passo fundamental para a realização de um evento colaborativo e aberto, o que pressupõe a divisão de responsabilidades e uma metodologia aberta de proposta e realização da programação do evento.

 

bottom of page